Entenda o procedimento de colocação de DIU e os cuidados necessários

DIU  ou dispositivo intrauterino, é um método contraceptivo. Esse dispositivo, que tem o formato da letra T, é colocado dentro da cavidade do útero com o objetivo de impedir que a gravidez aconteça.

Esse é um dos mais eficientes e seguros métodos contraceptivos. Entretanto, para garantir tais qualidades, é preciso que ele seja adequadamente inserido no útero o que deve ser feito por um profissional habilitado.

Antes de inserir o DIU, o ginecologista faz uma avaliação do histórico médico da paciente e realiza exames para verificar as condições clínicas e físicas, tais como o ultrassom transvaginal, a avaliação quanto à presença de doenças sexualmente transmissíveis e a existência de gravidez.

Quais os tipos de DIU ?

Atualmente, existem o DIU de cobre e o DIU hormonal. O primeiro é feito de um material plástico que possui um revestimento de metal de cobre. Já o segundo possui hormônio  em sua estrutura, o qual é lenta e gradativamente liberado no interior do útero.
Os procedimentos para a colocação de DIU hormonal e de cobre são os mesmos, sendo que a escolha entre eles deve ser feita por uma decisão conjunta do médico e da paciente.

Quais são as vantagens do DIU?

logo-alessandro-neves-gg
  • Com taxa de 99%, é um dos métodos contraceptivos mais eficazes.
  • Adequado para mulheres que desejam um meio contraceptivo reversível de longa duração .
  • Não interrompe o sexo
  • Não é afetado por outras medicações
  • Pode ser usado durante a amamentação após o parto
  • A fertilidade volta ao nível anterior depois da remoção

Agende agora sua consulta

Colocação de DIU  em São Paulo