PARTO HUMANIZADO: VOCÊ ENTENDE ESSE CONCEITO ?

Parto Humanizado não pode ser entendido como um tipo de parto, onde alguns detalhes o definem como o uso da água ou a posição, intensidade da luz, presença do acompanhante e etc. A Humanização do parto deve ser entendida como um processo, não um produto que é entregue pronto!

Parto humanizado tem a ver com deixar a natureza fazer o seu trabalho, realizando o mínimo de intervenções médicas e deixando que a mulher assuma o seu protagonismo. É assumir uma postura respeitosa quanto aos desejos e necessidades da mãe e do bebê, levando em conta sempre sua saúde e bem-estar.

O objetivo da assistência humanizada é deixar que o processo fisiológico de parir aconteça. Médico e equipe só ficam ali como expectadores, interferindo apenas se ocorrer algum problema.

As vantagens de um parto humanizado são inúmeras! Para os bebês, sabe-se que com menos stress e uso de medicamentos envolvidos no processo, o risco de complicações tende a diminuir. Nascer em um ambiente de harmonia e respeito também é essencial para promover um vínculo saudável com mãe nesse começo de vida.

Para a mulher, o maior conforto e apoio emocional neste momento, podem lhe gerar uma percepção totalmente positiva do parto. Sem o uso desnecessário de intervenções médicas, a parturiente tende a ter também uma recuperação muito mais rápida e sem complicações.

Vantagens de um parto humanizado ?

logo-alessandro-neves-gg
  • Início precoce da amamentação, uma vez que o leite materno desce mais rápido após o parto humanizado;
  • Redução das intervenções, como aspiração com sonda;
  • Menor risco associado às manobras cirúrgicas;
  • Ao entrar em contato com a ocitocina (hormônio do prazer) liberada pela mãe, o bebê nasce mais calmo.
  • Aumento do vínculo mãe-bebê, com o contato pele a pele e amamentação imediatos.

Parto humanizado em São Paulo

Faça seu acompanhamento gestacional, para parto humanizado em São Paulo