O que é menopausa?
Diferentemente dos homens, que estão constantemente produzindo gametas sexuais, a mulher nasce com um número pré-determinado de óvulos que, ao iniciar a puberdade, serão maturados e eliminados na menstruação, podendo se tornar um embrião, uma vez que a reprodução aconteça.
É por conta desse número pré-delimitado de óvulos que, em determinado momento de sua vida, a mulher chega na menopausa, que é a sua última menstruação.
Esse momento se inicia na pré-menopausa, quando a mulher passa a apresentar uma variação nos níveis de hormônios que são produzidos nos ovários. Esses hormônios causam variados sintomas nas mulheres, sendo que algumas podem senti-los com maior impacto do que outras, que chegam a passar pela menopausa sem nenhuma alteração notável. Essa fase pode durar vários anos.
O climatério é o período que engloba a fase de pré-menopausa, a menopausa em si, e o pós-menopausa, que dura até o final da vida e torna as mulheres, por exemplo, mais propensas ao desenvolvimento da osteoporose e de problemas relacionados ao sistema vascular.
A menopausa marca o fim da vida reprodutiva da mulher e ocorre, geralmente, entre os 48 e 55 anos de idade, sendo que uma mulher que passa pela menopausa em idade muito fora da curva (aos 35 anos, por exemplo), tem uma menopausa precoce.
A fase de pré-menopausa e de menopausa em si requerem um acompanhamento mais constante com o médico ginecologista, já que os hormônios produzidos nos ovários podem acabar sendo um fator de risco no câncer de mama. Vale lembrar que, acima dos 35 anos de idade, é recomendável realizar a mamografia pelo menos uma vez por ano.
Quais são os sintomas da menopausa?
